História e Perfil da Companhia

1910
1940
1950
1960
1970
1980
1990
2000
2010
2016
2017
2018
2019
2020
2021
Timeline

CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE
Desde 1913, marca impressa nos tecidos próprios da empresa como garantia de qualidade.

Timeline

MARKETING E OUTDOOR
A famosa pintura de porteiras em fazenda e pedras, realizadas pelos seus vendedores e as campanhas publicitárias que marcaram a memória de milhares de famílias brasileiras.

Timeline

COMUNICAÇÃO BILINGUE
Inovou, já em 1950, na distribuição de folhetos com as novidades da marca em espanhol, italiano e japonês, em uma comunicação pensada também para os imigrantes.

Timeline

QUEM BATE? É O FRIO!
Jingles e propagandas que marcaram milhares de famílias brasileiras.

Timeline

EMPODERAMENTO FEMININO
Em 1970, a Pernambucanas iniciou a contratação de vendedoras que, até então, realizavam trabalhos restritos à administração.

Timeline

AUTOMAÇÃO COMERCIAL
A Pernambucanas foi a primeira a lançar o código de barras no varejo brasileiro no fim da década de 80, inovação que beneficiou todo o comércio!

Timeline

PADRONIZAÇÃO DO NÚMERO DE CNPJ
Nos anos 90, a Pernambucanas instituiu junto à Receita Federal o “0001” como identificador de matriz. A novidade foi benéfica para as empresas de todo o país!

CREDIÁRIO
A Pernambucanas sempre esteve à frente nas soluções de serviços financeiros aos seus clientes: o crédito é uma porta de entrada para a consagração de um efetivo relacionamento de confiança entre os clientes e a Pernambucanas.

Timeline

100 ANOS
Pernambucanas comemora 100 anos de história

CARTÕES
15 milhões de cartões Pernambucanas expedidos em 34 anos.

CADÊ MEU CELULAR?
Lançamento da campanha “Cadê Meu Celular?”

Timeline

PACTO NACIONAL
Pernambucanas passa a ser signatária do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

Timeline

SAÍDA DO ELETRO PESADO
Posicionamento de marca com foco em Moda, Lar, Eletroportáveis, Telefonia e Informática.

CDA
Inauguração do Centro de Distribuição Araçariguama-SP.

Timeline

VOLTA DA EXPANSÃO
Inauguração de nove lojas.

ELO/AXA
Pernambucanas fecha parceria com as empresas Axa e Elo.

CRP E TABLET
Transformação digital: Pernambucanas reinventa a CRP, cria o seu LAB Digital, disponibiliza Wi-Fi nas lojas e lança seus APPs (Varejo e Cartão).

Timeline

NOVAS LOJAS
28 lojas abertas.

EXPERIÊNCIA FIGITAL
Integração dos canais Físico e Digital

CRÉDITO 100% DIGITAL
Primeira varejista a implantar a concessão de crédito 100% digital e emissão instantânea em menos de 10 minutos.

Timeline

LOJAS CONCEITO
Inauguração de 2 Lojas Conceito: Conjunto Nacional/DF e Porto Alegre/RS

CONTA DIGITAL
Lançamento da Conta Digital Pernambucanas

PARCEIRIA AVON E PERNAMBUCANAS
A Pernambucanas é a primeira varejista a comercializar os produtos das linhas de perfumes, de maquiagem e de cuidados para o corpo da Avon.

IMPLANTAÇÃO DO NPS
Nova métrica para calcular o desempenho do atendimento: o NPS (Net Promoter Score)

NOVO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE LÍDERES
Lançamento do Programa de Formação de Líderes e Supervisores na Universidade Digital.

PARTICIPAÇÃO NA CCXP
A Pernambucanas estreou em um dos maiores eventos de cultura pop do mundo, a CCXP.

RENOVAÇÃO DA PARCERIA COM ELO E AXA

Timeline

PARCERIA JEQUITI E CARNÊ DO BAÚ
A parceria contempla a comercialização dos produtos nas linhas de perfume, corpo e banho e maquiagem da Jequiti, bem como a operação de venda, recebimento e resgate do Carnê Baú.

CARTEIRA DIGITAL
Lançamento da Carteira Digital Pernambucanas

NOVOS CARTÕES

PIX
Pefisa é a primeira fintech do varejo, a receber a autorização para operar o PIX

Timeline

NOVAS LOJAS

56 lojas abertas em 2021

LOJAS PEFISA

Inauguração de 3 lojas Pefisa em São Paulo

Timeline

A Pernambucanas

Há 113 anos, a Pernambucanas evolui com as famílias brasileiras. Pautada pela experiência e capacidade de entender e responder às necessidades dos clientes, a Pernambucanas apresenta um conceito de loja completa e tem como marca registrada o pioneirismo, a inovação, o atendimento humanizado e a contribuição para o progresso de diversas cidades do país.

A marca está presente em mais de 300 cidades, em quinze estados e no Distrito Federal, com mais de 400 lojas e cerca de 13 mil colaboradores. Sua estrutura também inclui um moderno centro de distribuição na cidade de Araçariguama (SP), um escritório central e uma Universidade Pernambucanas, ambos em São Paulo.

Nossa história

A história da Pernambucanas é marcada por inovações revolucionárias e pioneiras em diversas fases de sua trajetória, com soluções que beneficiaram não apenas a empresa, mas que trouxeram impactos sociais e no setor varejista. Referência no varejo nacional, a companhia tem contribuído ao longo das décadas para o desenvolvimento do Brasil, com antecipação de tendências e melhores práticas de mercado.

O Varejo

O relacionamento é a essência do negócio e o varejo é um grande responsável para que possamos estreitá-lo com nossos clientes. Através das nossas lojas físicas mantemos um contato próximo e oferecemos produtos e serviços para atender as necessidades dos clientes. Por isso, a companhia conta com um time de estilistas que identifica as principais tendências mundiais da moda e oferece uma ampla variedade de produtos em vestuário e lar, além de oferecermos produtos de beleza, eletro portáteis, telefonia e informática. No universo digital, a entrega se estende para todo país, por meio da loja online (aplicativo, site e tablets com os vendedores das lojas).

Desde 2019, a Pernambucanas vem ampliando o sortimento, promovendo parcerias inéditas. Por meio do espaço beleza, a marca possui parcerias as marcas Jequiti e Multi B (empresa de varejo multimarca do Grupo Boticário), oferecendo produtos das linhas de perfumes, maquiagem e cuidados com o corpo, além de itens para a pele, olhos, unhas, bronzeadores e protetores solar.

A parceria com a Jequiti também envolve a venda, o recebimento do Carnê do Baú da Felicidade e o resgate em produtos da Jequiti, diretamente em nossas lojas. Mais uma vez, através do bom relacionamento com parceiros, trazemos conveniência aos nossos clientes e fluxo para as nossas lojas.

A Pefisa

Além do varejo, a companhia conta com a sua fintech, a Pefisa, responsável pela democratização do acesso a serviços e produtos financeiros, oferecendo aos nossos clientes a Conta Digital Pernambucanas, PIX, Carteira Digital, Cartões, Clube de Vantagens, Empréstimo Pessoal e Seguros. A nossa fintech, além de colaborar para mitigar os impactos gerados pela volatilidade do mercado, tem papel importante para suportar o varejo ao conceder crédito, colaborar para o aumento do fluxo em loja, para o aumento do ticket médio e do grau de relacionamento com nossos clientes.

Nossa Conta Digital conta com diferenciais como a simplicidade e a praticidade, menos burocracia, o forte relacionamento de uma varejista com mais de 112 anos de experiência e a capilaridade de uma empresa com mais de 400 lojas no país. A conta é aberta por meio de tablets, o cartão é emitido em qualquer uma das lojas, em até 5 minutos, de forma 100% digital, e toda a gestão é feita pelos próprios clientes por meio do aplicativo.

Nossa Expansão

Para intensificar ainda mais a capilaridade dos produtos e serviços, a Pernambucanas conta com um forte plano de expansão. Iniciado em 2017 com a abertura de 9 lojas, o plano totalizou outras 28 unidades em 2018, 33 lojas em 2019 e 38 em 2020.

O objetivo é expandir a atuação em regiões em que há presença da marca, além de iniciar a atuação em estados estratégicos. Em 2018, a companhia abriu suas primeiras lojas no Distrito Federal, Espírito Santo e Rio Grande do Sul e, em 2019, chegou ao Rio de Janeiro. Além dessas regiões, a Pernambucanas também está presente em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina.

Experiência Figital

Para que tudo seja pensado e criado à serviço dos clientes, a Pernambucanas conta com o Lab Digital e o Lab Comercial, formado por times multidisciplinares responsáveis por serem catalisadores de inovações na companhia.

Acreditando que a digitalização é o novo driver de perpetuidade para a companhia, não abrimos mão do relacionamento para apoiar o processo de digitalização dos nossos clientes, com a premissa de que é por meio do contato físico, do colaborador para o cliente, que a transformação digital ganha força. A empresa aposta na integração dos canais Físico e Digital, o chamado “Fígital”, que une o melhor dos dois universos para fortalecer a comunicação com seus clientes e empoderar colaboradores com plataformas digitais que tornam a experiência de compra mais ágil, dinâmica e personalizada.

A moderna plataforma digital de relacionamento da companhia abrange Wi-Fi em todas as lojas, totem de autoatendimento (CRP), aplicativos (Varejo e Cartão), a utilização de tablet pelos colaboradores das lojas para a venda de produtos com entrega rápida na casa do cliente, além da aquisição de produtos e serviços financeiros, como a Conta Digital e a Emissão Instantânea do Cartão Pernambucanas que ocorrem em até 7 minutos de forma 100% digital.

Em 2020, a marca lançou a venda por WhatsApp, em que o cliente tem a possibilidade de adquirir os produtos pelo aplicativo e retirar em uma das lojas, e ampliou o Clique e Retire a todas as lojas, permitindo efetuar as compras por qualquer canal digital da marca e retirar em uma das lojas físicas, sem frete.