Relações com Investidores

Sustentabilidade

Veja aqui o Relatório de Sustentabilidade 2019

Reconhecendo que, além de agente econômico, também estamos inseridos em um contexto social (em nível macro e micro) e partilhamos dos mesmos recursos naturais, nosso papel não se restringe a construir resultados, como também em gerar um impacto positivo, integrando nas nossas decisões de negócio as dimensões econômica, social e ambiental.

No sentido de integrar as três dimensões da sustentabilidade, a Pernambucanas prioriza o desenvolvimento das cadeias de fornecimento em seus negócios, fortalecendo a sua atuação na ABVTEX, assim como, estreitando os elos de parceria com seus fornecedores estratégicos, resgatando do símbolo da confiança, sempre presente em nossa história, e constrói um ambiente propício à diversidade em suas relações. Para tal atuamos em dois grandes eixos: “Cadeia de Valor” e “Relações”.

No eixo da “Cadeia de Valor”, atuamos em três setores: varejista, financeiro e imobiliário e é nosso papel articular os atores dessas cadeias e desenvolvermos práticas para a construção de relações sociais, ambientais e econômicas sustentáveis, levando em consideração todo o ciclo do negócio, desde a produção até o descarte.

Além de mantemos compromissos públicos, desde 2012, com o “Pacto Contra a Exploração Sexual Infantil nas Estradas Brasileiras” e “Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo”, operamos a cadeia de fornecimento do varejo através da nossa Matriz de Criticidade (Relevância da categoria vs Impacto Socioambiental), em que apresentamos um rigoroso processo de cadastramento lastrado por previsões do nosso Código de Conduta Ética e por cláusulas socioambientais em 100% dos contratos de fornecimento. Realizamos o monitoramento contínuo através de visitas de auditoria, canal de ética e exigência da certificação ABVTEX, além de desenvolvermos os parceiros por meio de treinamentos e premiações de melhores práticas. No setor têxtil, estimulamos o desenvolvimento de linhas e produtos que utilizem matérias primas mais sustentáveis (ex: Jeans Sustentável), orientamos nossos clientes através de nossas “Pílulas de Moda Sustentável” e, dependendo de como lidamos com os resíduos têxteis, reiniciamos um novo ciclo e evitamos que o resíduo vire lixo, além de incentivarmos a doação através da campanha do agasalho.

Divulgamos o “Programa do Meio Ambiente” (PMR), no qual estimulamos o escritório, as lojas e o centro de distribuição a adotar as práticas de reduzir, reutilizar e reciclar. No escritório, por meio do desafio “Engajaldo” atuamos no sentido de enviar a maior parte dos resíduos para reciclagem, criando uma competição saudável entre os andares. Ainda no escritório central, temos a coleta seletiva em que o material reciclável coletado é doado para uma cooperativa de catadores, e o lixo é destinado à coleta pública ou a empresa contratada. Nas nossas lojas, monitoramos, através de amostragem, a coleta seletiva implementada, o destino dos recicláveis e dos não-recicláveis, assim como o peso e o volume do resíduo que é produzido diariamente. Por meio de logística reversa, as lâmpadas e reatores queimados ou substituídos são enviados das lojas para o centro de distribuição, evitando o descarte de resíduos perigosos no lixo comum.

Ainda desenvolvemos projetos como #menosembalagens e #menosamostras, que visam eliminar ou substituir embalagens utilizadas, conciliando o aumento da eficiência com a redução de custos e a preservação do meio ambiente. Participamos de feiras de tecidos, para a identificação de potenciais matérias primas sustentáveis, promovemos o Evento Jeans, com ações abrangendo os temas sustentabilidade, economia circular e transparência, e o Concurso de Talentos da Moda Sustentável, que busca jovens para a criação de uma coleção-cápsula sustentável.

No eixo de “Relações”, temos inciativas de campanhas sociais, programa de voluntariado, doações e apoio a projetos incentivados. Através da realização de palestras com instituições sociais, estimulamos nossos funcionários a participar de programas sociais e na formação de voluntários. Apoiamos projetos como PROAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), FUMCAD (Fundo da Criança e Adolescente), FMI (Fundo Municipal do Idoso), PRONAS (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde de Pessoa com Deficiência), dentre outros. 

A Pernambucanas apoia diversos projetos com foco em cidadania, cultura, diversidade, esporte e educação. Dentre eles: 

  • Instituto Criar, parceria que tem como objetivo o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal de jovens, por meio de audiovisual e da qual nasceu a produtora interna da Pernambucanas;
  • Artesol, uma plataforma digital que tem como missão conectar as cadeias produtivas artesanais com a sociedade;
  • ABDA, responsável pela formação de jovens que se destacam no Polo Aquático;
  • Focus Design Vision, que tem como objetivo capacitar talentos universitários, ligados à moda sustentável, com o fim de criar coleções apenas com resíduos têxteis, bem como estabelecer parcerias para desenvolver e capacitar mulheres em situações de vulnerabilidade no ofício de costura; e
  • Vocação, que desenvolve conteúdos socioeducativos para profissionais sobre o consumo consciente e o empreendedorismo social, visando impactar crianças, adolescentes e jovens.

Mantemos uma oficina escola em que, em parceria com o SENAI, damos cursos gratuitos de reforma de equipamentos a colaboradores e moradores da cidade de Araçariguama (SP).

Por meio dessas iniciativas e de outras em desenvolvimento, acreditamos que temos gerado um impacto positivo nos setores em que atuamos e, nesse sentido, continuaremos, através do exemplo e de inciativas, construindo um ecossistema economicamente, socialmente e ambientalmente mais sustentável.