Sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE PERNAMBUCANAS

NOSSOS COMPROMISSOS COM O PRESENTE E COM O FUTURO.

Não há futuro sem um cuidado presente. E não há um presente de sucesso sem um passado que o dignifique. O futuro da Pernambucanas começou há mais de 115 anos. Sabemos que a perenidade do nosso negócio depende do quanto devolvemos à sociedade aquilo que ela, generosamente, nos confere em escolha, fidelidade e respeito. Conseguimos tornar explícito como é importante ter uma jornada envolta no desenvolvimento responsável e levar a sustentabilidade para todos os cantos do Brasil. Conheça mais sobre os nossos compromissos com o desenvolvimento responsável que a Pernambucanas tem como propósito.

 

1 – Ambiental

2- Direitos Humanos

3 – Governança

 

  • Ambiental

 

1.1 Desmatamento Zero

A Pernambucanas valoriza e se compromete com a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais atrelados a sua estratégia de negócio. Defendemos o combate ao desmatamento ilegal e evidenciamos esse compromisso nos contratos firmados com nossos fornecedores, em que temos cláusulas do compromisso de monitoramento de sua cadeia para atenção aos programas de desmatamento zero. Monitoramos nossos fornecedores e criamos processos para coibir a destruição de impactos ambientais. Possuímos ainda política de Risco Sócio Ambiental e Climático que proíbem a parceria e a concessão de crédito para empresas que não estão em conformidade com estes quesitos.

Temos o compromisso ainda, de evocar a construção de políticas públicas no setor têxtil que incorporem de novos quesitos ambientais nos processos de certificação e monitoramento notoriamente conhecidos e referenciados.

Parte do algodão utilizado em nosso processo de produção advém do projeto Sou de Algodão.  O Algodão Responsável Brasileiro (ABR), também conhecido como “algodão sustentável”, é o ingrediente principal desse movimento. O ABR é um programa implantado em 2012 pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), para garantir o comprometimento de sua produção com a sustentabilidade em três pilares: Ambiental: inclui responsabilidade com a preservação do meio ambiente, desmatamento zero e uso controlado e adequado de defensivos. Social: prevê respeito ao trabalhador e garante relações justas entre contratantes e contratados, sempre de acordo com a lei e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade. Econômico: enfatiza a saúde econômica dos negócios que envolvem o algodão, beneficiando a todos de modo justo e equilibrado e estimulando o crescimento do produto interno bruto brasileiro. O ABR atua com a Better Cotton Initiative (BCI). Na prática isso significa que, no Brasil, para ter o licenciamento internacional, a produção precisa ser certificada ABR. Em critérios, a certificação brasileira une os 25 critérios mínimos de produção da BCI, os mesmos usados no mundo inteiro, e outros 153 adicionais relacionados com a nossa legislação.

Dentro deste compromisso, a ABR também busca continuamente as políticas de desmatamento zero adotadas pelos nossos fornecedores. Afinal, é nosso compromisso engajar as cadeias produtivas em modelos mais sustentáveis de produção.

1.2 Redução das emissões

Energia Renovável

A Pernambucanas segue firme em seu plano de descarbonização e pretende reduzir 10% das suas emissões geradas nos escopos 1, 2 e 3 até 2030. Para níveis de descarbonização no escopo 2, temos o compromisso de 100% das lojas da Pernambucanas estarem integrados à produção de energia de fontes renováveis. Para isso, contamos com parceiros como mercado livre para lojas de alta tensão e a Raízen para lojas de baixa e média tensão. O objetivo é de gerar energia renovável e abastecer nossas  lojas por meio da solução de Geração Distribuída, usando fontes de energia solar, biogás e hídrica.

Nossa meta de geração anual de 1.953 MWh de energia renovável nas lojas que possuem baixa e média tensão até 2027. Esse volume nos proporciona uma redução de 192 toneladas de CO2. Essas lojas estão localizadas em 12 estados brasileiros e no Distrito Federal, todos atendidos por 18 distribuidoras diferentes. As lojas estão localizadas em: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiânia, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Tocantins.

Desde 2009, 16% das lojas da companhia já compra energia de matrizes energéticas renováveis. A projeção para os próximos dois anos é que façamos a migração de 33% do número total de lojas para esse sistema. Assim, será possível alcançar 100% de lojas utilizando um sistema limpo de energia até 2027.

Transporte e fornecimento

Em 2022, a Pernambucanas investiu para que parte do seu processo de abastecimento de produtos nas lojas fosse feito por meio de sua frota própria. Hoje, 25% dos caminhões são próprios e parte desses veículos são 100% elétricos.

Para 2023, a meta é aumentar para 40% esse volume que impactará nas reduções de emissões no escopo 3, uma vez que nosso objetivo é adquirir 18 veículos em modelo bicombustível para soluções logísticas de curta e média distância o que nos garante uma redução de 15% de emissões em relação a frota atual. Temos como meta ainda para solução logística de longa distância o objetivo de crescer em 500% a frota com caminhões no formato BIM (baús intercambiáveis móveis), hoje funcionando para o Rio de Janeiro. Nossa ambição até 2026, é que estejamos presentes com essa tecnologia na região do NO/NE S e CE. A Pernambucanas é a única empresa no mercado a realizar esse processo de entrega. Com essas ações, é possível diminuir de forma significativa o impacto nas emissões de CO2.  Para composição da frota de veículos corporativos, a meta estimada da Pernambucanas é que até 2024 80% desta frota seja elétrica/híbrida e com meta de 100% até 2026.

Para assumirmos o compromisso real de descarbonização em metas baseadas pela ciência (SBTi), estamos elaborando a carta compromisso e mapeando as emissões através de inventário de carbono. A meta do escopo 1 e 2 será baseada em uma cobertura de 95%, e ainda a meta do escopo 3 estará baseada em uma cobertura de 67%.

 

1.3 Redução de impactos, economia circular e inovação

Ao longo de 2022 nós comercializamos mais de 87 milhões de peças sendo 78,3MM produzidas nacionalmente e 8,7MM importadas. Hoje 90% dos nossos fornecedores são nacionais e nos orgulhamos dessas conquistas. Dentre os processos de melhoria contínua da qualidade de nossos produtos e formação da cadeia, temos o compromisso em otimizar cada vez mais os impactos gerados dessa produção oferendo sempre a nossa melhor versão aos nossos clientes. Entendemos por atributos sustentáveis, aquele que comparados a outros modelos de produção, gera menos impacto em seu ciclo de vida.

Hoje, 5,0% de bens que produzimos são fabricados a partir de materiais reciclados e temos como meta atingir 20% até 2026. Também temos como ambição reduzir em 10% a matéria prima que advém de combustíveis fósseis, (poliéster, poliamida) e aumentar em 40% os produtos denim comercializados com certificações e rastreabilidade de produção sustentável, que hoje atinge 50%. Nossa ambição ainda é dobrar esse número até 2030 e seguirmos alavancando nosso desenvolvimento focado na redução de impactos. Nossa equipe de qualidade vem fazendo testes e monitorando nossas peças avaliando a liberação de microplásticos que advém dos tecidos com tal matéria prima em sua composição, estudando modelos de parcerias que possam otimizar e reduzir essa produção.

O Voltei é nosso sistema de incentivo e de realização do consumo consciente, ele colabora com a preservação de recursos e redução de impactos ambientais, tornando possível comercializar roupas de segunda mão em uma plataforma dedicada e ainda entrega a possibilidade de reforma-la através do serviço de costureiras que disponibilizamos para conserto das peças que necessitem. O Voltei intermedia o cliente que quer vender e o que quer comprar, e caso não seja possível sua comercialização, estando a peça no último ciclo de sua vida útil e não podendo mais ser reformada, ela é encaminhada para circuito fechado de reciclagem, garantindo que retorne ao processo de fabricação. Em oposição à economia tradicional e linear, cujo lema é “extrair, produzir e descartar”, temos buscado inspiração na lógica cíclica dos ecossistemas da natureza.

Programa Menos Impactos

O programa visa reduzir o plástico de uso único nas embalagens e ainda substituir o uso do plástico virgem para os equipamentos que precisam ser de plástico. Desde 2017, já reduzimos mais de 5 toneladas de resíduo plástico das embalagens e a nossa ambição é erradicar esse produto até 2030.

Investimos em inovações a partir de parcerias com projetos que facilitam a implementação de processos circulares, como por exemplo o Talentos da Moda Sustentável, uma parceria com a Focus Têxtil Brasil em que reaproveitamos resíduos têxteis de pré-consumo para elaboração de Collabs com novos talentos da moda no Brasil. Essa iniciativa nasceu em 2018, e tem como objetivo incentivar a promoção de jovens talentos brasileiros que traduzam esse conceito em coleções inspiradoras e acessíveis para os nossos clientes. O desafio é elaborar coleções sustentáveis com o desafio de produzi-las 100% a partir do reaproveitamento de resíduos de gerados na produção ou que viraram sobras no estoque.

Na etapa de desenvolvimento, cada participante conta com a dedicação de um fornecedor parceiro da Pernambucanas e de um membro da equipe de Estilo da companhia, que sempre apoiam o processo. O vencedor tem suas peças assinadas e a venda em mais de 30 lojas físicas e também na loja online, junto com a coleção de Alto-Verão. A nossa próxima collab será lançada ainda no segundo semestre de 2022.

Ainda contemplando o plano de redução de impactos, a Pernambucanas possui desde 2017 a Oficina Escola, localizada em Araçariguama (SP), que realiza a reforma e produção de balcões, mesas, armários e manequins, que seriam descartados e os destinam para serem utilizados nas novas lojas. Além de ser um projeto social que desenvolve e capacita pessoas, também reduz o impacto na geração de resíduos e nas emissões de gases de efeito estufa. Somente em 2022, a oficina reformou mais de 45 toneladas de mobiliários, além de destinar à reciclagem cerca de 90 toneladas de resíduos. Com isso, mais de 140 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas no ano. Nossa ambição é que essa ação reduza em 30% o impacto de emissões nesta categoria e nos tornemos uma empresa descarte ZERO de equipamentos até 2026.

Diante de um intenso plano de expansão que passamos em 2022,  também foi necessário pensar em iniciativas mais sustentáveis e responsáveis. Por isso, ao abrir uma nova loja, a Pernambucanas busca utilizar o sistema Retrofit, um processo de melhoria das instalações antigas, reaproveitando materiais que seriam demolidos, otimizando a gestão dos resíduos e a escolha de processos produtivos. Nas obras, a marca escolhe materiais menos poluentes e tecnologias que evitam o desperdício.

Os resíduos de pós-produção (amostras, peças com defeito) gerados pela Pernambucanas, também passam por um processo significativo de redução através das otimizações tecnológicas dos testes de qualidade, confecção e elaboração da coleção. Atualmente chegam a duas toneladas por ano, uma redução de 40% em relação à 2019. Esse material é  100% reutilizado em projetos de impacto social.

 

Outro aspecto importante que nos move dentro da gestão de impacto social, é a qualidade de vida do nosso colaborador. Hoje,  80% dos colaboradores que a empresa contrata moram em um raio de até 15km da loja em que irão trabalhar, contribuindo assim com a redução das emissões no trajeto do colaborador ao trabalho, além de promover o desenvolvimento local nas cidades em que a marca está.

 

1.4 Recursos Hídricos

Sabemos que a indústria têxtil é um dos setores que mais consome água. Os processos realizados na produção das peças de roupas exigem muitos recursos naturais e acarretam uma enorme quantidade de produtos tóxicos, muitas vezes lançados na natureza. Todos os anos, por exemplo, são liberados toneladas de microfibras sintéticas nos oceanos. Sabemos também que cerca de um bilhão de pessoas vivem em áreas onde o acesso à água doce é escasso. A setor têxtil faz uso da água em toda a sua rede de fornecimento, da irrigação de culturas ao processamento molhado na fabricação, até chegar ao uso pelo cliente. Em um mundo com cada vez menos recursos naturais, devemos trabalhar juntos para reduzir esse nível de consumo e otimizarmos os impactos nos efluentes.

A Pernambucanas tem o compromisso com o descarte zero de produtos químicos perigosos (ZDHC) e isso inclui auditorias em nossas unidades de produção para validar esses processos sendo os efluentes avaliados nos processos de auditoria.

Abaixo a relação de consumo de água em nossas instalações marcando o compromisso de redução de consumo e otimização dos recursos:

 

Resumo Consumo Água – ALTSA
Mês Ano Unidades Volume – m³ Média / unid
Janeiro 2021 307          12.564,36               40,93
Fevereiro 2021 288            9.786,50               33,98
Março 2021 258            8.825,16               34,21
Abril 2021 264            6.827,00               25,86
Maio 2021 280            8.645,18               30,88
Junho 2021 271            9.412,62               34,73
Julho 2021 283            8.650,00               30,57
Agosto 2021 307            8.686,82               28,30
Setembro 2021 272            8.181,84               30,08
Outubro 2021 207            6.976,93               33,70
Novembro 2021 249            8.407,08               33,76
Dezembro 2021 227          21.046,00               92,71
Janeiro 2022 224            7.766,05               34,67
Fevereiro 2022 220            7.004,90               31,84
Março 2022 269            9.062,00               33,69
Abril 2022 287            9.323,60               32,49
Maio 2022 272            9.004,08               33,10
Junho 2022 217            8.532,25               39,32
Julho 2022 196            6.055,00               30,89
Agosto 2022 140            4.893,00               34,95
Setembro 2022 174            6.344,00               36,46
Outubro 2022 201            8.494,00               42,26
Novembro 2022 182            4.900,00               26,92
Dezembro 2022 200          16.000,00               80,00
TOTAL 2021 3213        118.009,49               36,73
TOTAL 2022 – 2582          97.378,88               37,71

 

Nosso compromisso de moda responsável tem como princípio fundamental oferecer produtos menos impactantes, e a água é uma parte importante dessa preocupação. Estamos criando uma maneira própria de cuidar da água, com ações práticas para o baixo consumo nas lojas, iniciativas de água de reuso que estamos estudando para implementação em nossa rede. Além de criar continuamente mecanismos para monitorar e diminuir o consumo de água em nossas operações, nós criamos coleções especiais com atributos de sustentabilidade, reaproveitamento de tecidos e redução do consumo de água no processo produtivo.

Para nosso Centro de Distribuição temos água de reuso e Centro de tratamento de esgoto em nossa unidade. Além disso, desde 2017, os projetos de lojas novas e reformas passaram a contar com medição automatizada do consumo. Até o fim deste ano, a meta é alcançar um total de 25 lojas com automação.

 

  • Direitos Humanos

 

Além de mantemos compromissos públicos com o “Pacto Contra a Exploração Sexual Infantil nas Estradas Brasileiras”, “Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo”, “Onu Mulheres”, “Coalizão pelo fim do enfrentamento à violência entre meninas e mulheres”, “Instituto Ethos”, ”Abvetex” dentre outros,  operamos a cadeia de fornecimento do varejo através da nossa Matriz de Criticidade (Relevância da categoria vs Impacto Socioambiental), em que apresentamos um rigoroso processo de cadastramento lastrado por previsões do nosso Código de Conduta Ética e por cláusulas socioambientais em 100% dos contratos de fornecimento.

Ao longo de 2022 investimos mais de R$5 milhões de reais em projetos que envolvem responsabilidade corporativa e sustentabilidade. Temos ações efetivas para garantir a evolução e o desenvolvimento das mulheres que representam hoje, 76% da companhia e 56% da liderança

Nossa política de promoção e movimentação vem evoluindo cada vez mais e passamos apoia as mulheres que retornam de licença maternidade e precisam de mais tempo e espaço para seus filhos.

No eixo da “Cadeia de Valor”, atuamos em três setores: varejista, financeiro e imobiliário e é nosso papel articular os atores dessas cadeias e desenvolvermos práticas para a construção de relações sociais, ambientais e econômicas sustentáveis, levando em consideração todo o ciclo do negócio, desde a produção até o descarte.

 

2.1 Equidade Salarial

Trabalhamos para atingir um equilíbrio cada vez maior entre os salários de colaboradores, independentemente de gênero, enxergando o valor, a dedicação e a entrega de cada um que integra nosso time e garantindo equidade e tratamento justo às mulheres que fazem diferença na Pernambucanas. Reforçamos que nossa política salarial não é definida por aspectos ligados a gênero. Para definir a remuneração de nossos colaboradores, adotamos a metodologia de faixas salariais para cada nível hierárquico dentro da empresa, que são avaliadas em comparação ao mercado. Critérios como promoção, steps variados e aumentos salariais por mérito, por exemplo, são os indicadores que incidem sobre as possíveis diferenças salariais na companhia e, nos processos de recrutamento e seleção, contratação, promoção, carreira, treinamento e desenvolvimento profissional não há diferenciação de salários e oportunidades em função de gênero.

 

2.2 Diversidade de raça

A pernambucanas acredita que o silêncio de quem presencia o racismo no cotidiano o faz ética e politicamente responsável pela manutenção do racismo, por isso trabalha fortemente nas linhas de atuação para que o antirracismo seja evidenciado diáriamente e a não discriminação esteja contemplada em todas as nossas unidades por absolutamente todas as pessoas que conectam com a marca. Por isso, apoiamos projetos sociais que promovem ações antirracistas e incentivam a cultura e geração de renda para as pessoas negras, dentre eles o  Vozes Negras, o  Artesol, o  Instituto Criar, o programa Brasileirinhos. Todos eles com foco no empoderamento do negro e de pessoas periféricas na elevação do conhecimento, educação, inserção no mercado de trabalho, no reconhecimento da sua ancestralidade e na evolução constante da educação no Brasil.

Hoje, 49% dos nossos colaboradores são negros, 44% dos líderes de lojas são negros, 38% dos supervisores são negros. Nosso processo seletivo  para gerentes trainee 2022  tivemos 60 supervisores aprovados e 37% são negros.  Nossa meta é garantir a manutenção desses indicadores e evoluir progressivamente em busca da equidade em todos os níveis hierárquicos.

Para que isso ocorra, temos um programa de desenvolvimento e formação interna em que assumimos o compromisso público de oferecer  a oportunidade de evolução de carreira  através da não contratação de gerentes novos no mercado para a liderança das nossas 506 unidades, ou seja, 100% dos cargos gerenciais da companhia são formados em casa, fazendo com que o desenvolvimento de pessoas pretas e de mulheres seja o nosso maior compromisso, visto que negros representam 49%da nossa base e mulheres 76%.

Outro programa que temos é de executar módulos de formação profissional para todos os níveis – líder, supervisor, gerente trainee, gerente e executivos a fim de preparar todos os nossos colaboradores para assumir cargos de liderança na companhia. Para que isso seja orgânico e atingível, não medimos esforços em busca de processos formativos de alto impacto.

Oferecemos ainda, para elevação do nível educacional, programa de formação acadêmica – graduação e pós-graduação – para todos os colaboradores e familiares através da parceria educacional a faculdade Campos Elíseos, nota 4 de 5 no MEC.

 

Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista

Mensalmente, dia 20 – data escolhida para lembrar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o CEO da companhia convida a todos os nossos colaboradores a refletir sobre o progresso e o letramento antirracista através de nossa rede social interna, no Workplace, uma forma direta de letramento antirracista vindo da alta liderança, a fim de  manter vivo que o assunto deve ser tratado em sua potência das mais variadas formas.

 

PRF – Programa de Relacionamento Fornecedores

A avaliação do Programa de Relacionamento Fornecedores tem o intuito de promover uma visão estratégica do fornecedor. É utilizada para tomada de decisão de longo prazo, e tem foco em direcionamentos de apostas e correções para desenvolvimento do fornecedor composta pelas notas do PRF e uma análise quantitativa sobre desempenho. Essa classificação é de suma importância para a construção das matrizes, que são compostas 6 quadrantes:

  • Comercial: Questionário respondido por Compras, Estilo e Global Sourcing, que avalia os aspectos de Follow-up
  • Qualidade: Aferição das amostras aprovadas (pilotos/avarias/lotes)
  • Logística: Parâmetros do comparecimento, análise do fill rate e on time.
  • Conformidade: Notas enviadas pela equipe de Compliance, com base nas auditorias e histórico do fornecedor na ABVTEX.
  • Financeiro: Notas fornecidas pelo parceiro BOA VISTA e complementada pelo parceiro NEOWAY. Score de 1 a 1.000 convertido em uma nota de 1 a 5. Além do score, fornece um dossiê com o detalhamento das restrições e negativações caso o fornecedor possua. Análise da saúde financeira da empresa, além do CPF dos sócios e participações em demais empresas.
  • Ambiental: Notas enviadas pela equipe de Compliance, com base no questionário feito das auditorias e histórico do fornecedor nas auditorias (Licenças ambientais/Gestão de resíduos sólidos/gestão de produtos químicos/emissão de poluentes/gestão interna/energia renovável/ desmatamento).

Para 2023, nosso compromisso é estender o programa educacional a todos os nossos fornecedores com cursos de formação acadêmica – graduação – e ainda

 

2.3 Assuntos Sociais

 

Horas de trabalho e intervalos de descanso.

Na empresa trabalhamos com algumas cargas horárias sendo elas 220, 180, 110 e 75hrs, os colaboradores normalmente fazem 01:15 de intervalo para jornadas de 220h mensais, abaixo de 6 horas diárias trabalhadas o colaborador tem o direito de fazer um intervalo de 15 min.

 

Pagamento de horas extras

O pagamento de horas extras é lançado na folha conforme determina o sindicato de cada região, temos parametrizado em sistema todas as regras de acordo com o que determina cada sindicato para aquela região.

 

Férias anuais e feriados públicos  

As férias também seguimos determinações das CCTs dos sindicatos, não podendo ser iniciadas em dias de feriados ou finais de semana, garantindo assim um período justo de gozo dos nossos colaboradores.

Sobre a cadeia de fornecimento, atualmente temos 239 fornecedores em nosso cadastro com 100% de negociação coletiva e não recebemos relatos de trabalhadores na cadeia de fornecimento afetados pelo pagamento de taxas de recrutamento ou custos relacionados.

Divulgamos para todos os colaboradores de forma antecipada da programação de emendas de feriados e compensações no final do ano que antecede o exercício fiscal.

Benefícios

Todo colaborador tem direitos conforme política, à assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, auxílio creche, auxílio educação, desconto aos colaboradores para compras na loja ou no site, e plataforma digital exclusiva para capacitações diversas.

 

Em nosso Escritório Central, possuímos um berçário para que as mães possam trazer seus filhos e filhas 100% custeado pela empresa: instalações, médicos pediatras, enfermeiros, estadia, alimentação, produtos de higiene e planos pedagógicos e de desenvolvimento. Temos também consultório odontológico, restaurante Interno, bicicletário e ainda o Espaço do Colaborador, sendo uma  área de descompressão para trabalho ou descanso ao ar livre.

 

Programas de Saúde e Bem estar

 

A Pernambucanas está sempre preocupada em cuidar da saúde dos colaboradores, para isso construímos dois ambulatórios médicos em unidades diferentes: Um ambulatório médico no Centro de Distribuição em Araçariguama – SP e outro ambulatório medico no Escritório Central – SP região da Paulista.  Realizamos consultas médicas assistenciais, coletas de exames laboratoriais com parceiro LAVOISIER, e serviço de ambulância/remoção para os casos de urgência e emergências.

O programa SAÚDE MAIS que tem por objetivo a gestão referente ao controle/prevenção de doenças graves e também a puericultura que se refere ao primeiro ano de vida do bebê, onde os cuidados médicos com o pediatra são mais frequentes.

Dentro do programa supracitado, temos linhas de cuidados personalizados de acordo com cada doença apresentada pelos colaboradores, conforme abaixo:

As patologias e condições elegíveis para a participação no programa são:

  • Hipertensão arterial (pressão alta);
  • Diabetes;
  • Cardiopatia grave (doença grave do coração);
  • Hepatopatia grave (doença grave do fígado);
  • Nefropatia grave (doença grave dos rins);
  • Neoplasias malignas (câncer);
  • HIV
  • Saúde Mental
  • Gestantes
  • Puericultura (do nascimento até completar 12 meses de vida)

 

Os participantes do Programa Saúde Mais possuem isenção de coparticipação na realização de exames necessários para o acompanhamento e rastreio e controle de doenças, juntos às operadoras de planos de saúde disponibilizados pela empresa.

Mãe Pernambucanas :

 

Para mulheres que voltam de licença maternidade, temos o apoio neste período de redução da jornada de trabalho e adaptação a loja mais próxima de sua casa ou que possa potencializar seu plano de carreira.

O objetivo do Programa Mãe Pernambucanas é garantir que todas as gestantes – colaboradores e dependentes – tenha acompanhamento adequado durante todo o período gestacional, tire suas dúvidas, tenha isenção de coparticipação total, para todas as consultas e exames simples, durante todo o período da gestação e conte com nosso apoio nesta fase tão importante.

Para isso o programa inclui também o monitoramento telefônico para as gestantes, contato feito por equipe médica especializada, com o objetivo de acompanhar a gestação, fornecer informações e tirar as possíveis dúvidas.

 

3            Governança

O Conselho Consultivo da Pernambucanas é um órgão estatutário, integrado por seis membros eleitos anualmente pela Assembleia Geral Ordinária.

Esses membros reúnem-se mensalmente de forma ordinária e extraordinariamente sempre que os interesses da companhia assim exigirem. Cabe a esse conselho a orientação das políticas gerais de gestão da empresa, a coordenação das atividades da Pernambucanas com outras empresas correlatas, bem como a manifestação sobre temas que deverão ser submetidos à Assembleia Geral.

Trata-se de grupo suportado por Comitês de Gestão e de Assessoramento, dentre eles os Comitês de Ética, Gestão de Riscos, Gente e Remuneração e de Sustentabilidade que, junto ao trabalho do já instaurado Comitê de Auditoria, possibilitam que os diversos temas que pautam diariamente o nosso trabalho sejam mais bem analisados em seus diferentes aspectos, antes de serem submetidos à apreciação dos conselheiros. Visando evoluirmos na condução de nossos processos de comunicação com o Conselho, aderindo assim às melhores práticas do mercado, foi lançado no período o Portal de Governança Corporativa. A Diretoria Executiva da empresa é composta por sete membros: CEO, CFO & RI, Diretor Executivo Comercial, Diretor Executivo de Operações, Diretor Executivo de Serviços Financeiros, Diretor Executivo de Riscos, Diretor de Gente e Gestão, Diretor Executivo Imobiliária e Diretores Regionais Adjuntos.

A Pernambucanas incentiva todos os seus colaboradores, clientes e fornecedores a utilizarem o Canal de Ética, garantindo imparcialidade e confidencialidade na apuração das denúncias e assegurando a proteção do denunciante. Os processos de apuração contam com apoio de empresa especializada e independente, visando maior imparcialidade e confidencialidade.

Partilhamos  com nossos colaboradores informações sobre o Mecanismo de Reclamações, com exceção dos dados confidenciais:
(i) o número total de reclamações; –
(ii) o segmento de onde provêm – fornecedor – empregado – não empregado
(iii) os canais utilizados;
(iv) a percentagem de reclamações classificadas como bem fundamentadas, infundadas e sem informação suficiente;
(v) a categoria de reclamações e o detalhe das situações mais comuns

 

Realizamos avaliações periódicas do mecanismo de queixa, incluindo inquéritos de satisfação para avaliar como os potenciais utilizadores dos canais percebem o mecanismo, o quanto confiam que o mesmo emprega os princípios do anonimato, confidencialidade e não retaliação. Desenvolvemos ainda planos de ação para tratar de quaisquer aspectos considerados em não conformidade.

Promovemos outros aspectos da diversidade para além da raça e do gênero nas campanhas de compliance e nas formações obrigatórias para mitigar o risco de alegações de discriminação.

 

  • Programa de Integridade

 

A Companhia possui regras, políticas, procedimentos e práticas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de fraudes e ilícitos praticados contra a administração pública, que foram elaborados em razão da análise de riscos a que a Companhia está sujeita. As regras, políticas e procedimentos são constantemente atualizados em decorrência de alterações na legislação e regulamentos aplicáveis, ou da necessidade constatada internamente de adequação, em razão dos riscos a que a Companhia está sujeita.

 

Neste sentido, a Pernambucanas estruturou e formalizou todas as suas práticas através da instituição de um Programa de Integridade, implementado em consonância com o propósito e os valores da Companhia (“Programa”). O Programa reúne um conjunto de mecanismos e procedimentos internos utilizados na prevenção, detecção e combate à desvios de conduta, não conformidades legais, fraudes e corrupção.

 

Os principais objetivos do Programa são: (i) promover a cultura de ética e conformidade; (ii) consolidar todas as iniciativas de conformidade, em especial as de anticorrupção; (iii) implantar as melhores práticas de acordo com os mais altos padrões éticos; (iv) assegurar que as políticas e os procedimentos de cada área estejam devidamente formalizados e sejam observados pelos colaboradores; (v) estabelecer a cultura de gestão de riscos a fim de mitigá-los por meio da prevenção; (vi) buscar a melhoria contínua com base na análise, avaliação e desenvolvimento regular do programa e do ambiente normativo aplicável; e (vii) promover a transparência.

 

Adicionalmente, a fim de consolidar as diretrizes que pautam sua atuação corporativa, a Companhia possui um Código de Conduta e Ética (“Código”), que dispõe sobre: (i) propósito e valores; (ii) ambiente de trabalho; (iii) atividades pessoais; (iv) conflito de interesses; (v) confidencialidade; (vi) anticorrupção; (vii) prevenção a fraudes; (viii) prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo; (ix) segurança da informação; (x) patrimônio material e intelectual; (xi) relacionamento com partes interessadas; (xii) social, ambiental e climático; (xiii) privacidade e proteção de dados; (xiv) canais de comunicação; (xv) violações ao Código; (xvi) controle e registros financeiros; (xvii) treinamentos periódicos; e (xviii) área de Compliance.

 

No referido Código, a Pernambucanas assegura que não se relaciona com pessoas ou instituições que se engajem em condutas potencialmente ilícitas, de forma a registrar sua intolerância com qualquer prática ilícita. É importante esclarecer ainda que, casos de violação que incluam uma infração da lei, são encaminhados pela Companhia às autoridades competentes.

 

Além do Programa de Compliance e do Código, a Pernambucanas possui políticas internas voltadas à integridade e procedimentos internos utilizados na prevenção, detecção e combate a desvios de conduta e descumprimento da legislação aplicável. A Companhia inclui, ainda, em todos os contratos celebrados com fornecedores, prestadores de serviço e demais parceiros de negócio, cláusulas de responsabilidades socioambientais, anticorrupção e antisuborno.

 

  • Canais de Atendimento

A Pernambucanas possui um canal de denúncias denominado Canal de Ética, que possibilita o registro de suspeitas de situações em desacordo com o Código de Conduta e Ética, políticas internas e legislações aplicáveis à Companhia. As manifestações enviadas ao canal de denúncias podem ser anônimas e são tratadas com imparcialidade, sigilo e confidencialidade. As diretrizes relacionadas ao funcionamento do Canal de Ética estão formalizadas em política interna específica.

 

Os relatos podem ser registrados através de website, contato telefônico (horário comercial), secretária eletrônica (24 horas por dia) ou diretamente à área de Compliance, que providenciará o registro do relato no sistema do Canal de Ética.

 

Ao fazer o registro no Canal de Ética, o relatante obtém um número de protocolo para acompanhamento do status do relato e, caso necessário, para interagir com o responsável em conduzir a investigação.

 

A divulgação dos canais de atendimento (website e telefone) é realizada através dos sites institucionais da Companhia.

 

 

  • Prazo estimado para o processo de investigação

O período de análise do relato pode variar de acordo com a categoria e o risco da denúncia, conforme segue:

Categorias Risco SLA
Assédio moral Médio 15 dias
Assédio sexual Alto 15 dias
Conflito de Interesses Alto 15 dias
Corrupção Alto 15 dias
Desconformidades com leis trabalhistas Alto 12 dias
Desconformidades legais Alto 15 dias
Desconformidades com políticas internas Médio 15 dias
Fraude Alto 15 dias
Utilização de trabalho forçado ou análogo ao escravo Alto 15 dias
Utilização indevida de bens e recursos da empresa Médio 20 dias
Utilização indevida de informações privilegiadas Alto 15 dias
Outros Médio 20 dias

 

O prazo de resolução pode sofrer variação dependendo da complexidade da denúncia e da necessidade de informações adicionais.

 

  • Resultado da Investigação

Após análise do conteúdo do relato e conclusão da investigação (quando possível), os relatos podem ser classificados de três formas:

Dados Insuficientes: Quando o relato possui informações imprecisas e/ou insuficientes para análise adequada da situação;

Improcedente: Quando nenhuma das denúncias relatadas forem comprovadas no processo de investigação;

Procedente: Quando, ao menos uma das denúncias relatadas for comprovada no processo de investigação.

Assim que a investigação for concluída, o status do relato será atualizado para “concluído” e relator poderá confirmar a resposta final no sistema do Canal de Ética. Contudo, a classificação da denúncia não será divulgada ao relator.

 

  • Plano de Ação

Quando o resultado da denúncia for procedente, o plano de ação deverá ser avaliado pela área de Compliance e poderá ser compartilhado com o Comitê de Ética para a devida tomada de decisão. As ações deverão atender aos seguintes princípios:

  • Proporcionais à gravidade dos fatos apurados;
  • Equidade e imparcialidade, independentemente do nível hierárquico do colaborador;
  • Considerar o histórico do denunciado no Canal de Ética e de medidas disciplinares, quando aplicável.

Sempre que o plano de ação contemplar a aplicação de sanções disciplinares para colaboradores da Companhia, a área de Relações Trabalhistas e Sindicais deverá ser consultada.

Caso algum colaborador produza relatos falsos, de forma intencional, para fins de benefício pessoal ou para prejudicar outras pessoas, será considerado como falta grave e estará sujeito às penalidades administrativas previstas em leis.

 

  • Não Retaliação

A Pernambucanas não permite retaliação, de qualquer natureza, contra aqueles que relatarem situações em desacordo com o Código de Conduta e Ética, políticas internas e legislações aplicáveis à Companhia.

 

  • Responsabilidades

O Canal de Ética é independente e seu sistema deve, preferencialmente, ser administrado por uma empresa especializada com experiência necessária para obter informações em situações como má conduta, fraude e desvios de recursos, tanto no que se refere a esta política como em relação a quaisquer outras.